[GTER] Boas Praticas - Router de Borda

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Sat May 28 00:49:13 -03 2016

On Fri, 27 May 2016, Douglas Fischer wrote:

> Não tenho certeza se eu sei do que você está falando...
> - É diferente do VRF / Routing Mark?

Network namespaces é o VRF do Linux kernel, falei sobre eles muito tempo
atrás numa GTER, não lembro mais qual.  Cada namespace suas próprias
interfaces de rede, e tabelas de roteamento.  Parece uma VM.

Se for o Linux kernel quem está encaminhando/roteando os pacotes, é a forma
certa de se implementar VRFs "de verdade" (que isolam *tudo*) sem ter que
apelar para VMs.  Quem usa "containers" conhece bem esses namespaces.

Agora, se a caixa tem o plano de dados fora do kernel de alguma forma (ver
"Cumulus Linux" e "switchd" para o exemplo típico onde se empurra o plano de
dados para um ASIC), não é o kernel quem está encaminhando ou roteando
pacote no plano de dados, e network namespaces não se aplicam.

> Tá falando de ir lá no linux?

Sim.

> O RouterOS tem open v-switch nativo?

Não sei, e desconfio seriamente que estou mais feliz não sabendo...  até
onde sei, há o risco do RouterOS ter re-implementado todo o plano de dados
em userspace.  Explicaria muita coisa (isso não é um elogio).  Considero
pouco provável, entretanto.

> P.S.: Como ficou evidente, conheço pouco do aspecto construtivo do RouterOS.

Quando você olha dentro do abismo por tempo demais, corre o risco dele olhar
de volta para você, e te tragar para as profundezas.

Por essas e por outras, evito lidar com coisas que considero uma afronta a
tudo que é bom e belo nesse mundo...

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond