[GTER] PTT-SP - Problema de MAC ADDRESS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 18 19:24:40 -03 2016

> Rubens, mesmo sem vlan nenhuma de cliente, somente a minha com o PTT o
> problema ocorre, só com a VLAN de V4 o problema ocorre,

Equipamentos Ethernet são "falantes" de forma geral, e tráfegos que não
sejam tráfego útil (ex: spanning-tree, CDP, LLDP etc.) podem gerar esse
tipo de comportamento.

> fazem 30 dias que
> não mudo nada em nossa infra e esse circuito esta funcionando a 6 meses,
> não acho que eu seja o causador do meu problema.

Um dos mandamentos de troubleshooting é exatamente não fechar nenhuma opção
logo de cara; esse tipo de problema pode se manifestar tempos depois de uma
alteração pois pode requerer outras condições como uma reinicialização de
algum equipamento.

Não dá para descartar a rede metropolitana da Algar, que pode sim influir
nisso, mas começar de hipóteses como "aqui está tudo certo" não vai ajudar.
Esse é o tipo de caso que provavelmente requeira capturas de tráfego por
longos períodos para diagnóstico.

Rubens