[GTER] PTT-SP - Problema de MAC ADDRESS

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue May 17 22:00:14 -03 2016

Caro Sanches, me parece que o que está acontecendo é o seguinte:

Você transporta outros participantes. O IX.br provisiona para cada um
deles uma VLAN diferente (duas geralmente, na verdade, uma v4 e outra
v6, mas vamos simplificar).

Do seu lado, e para o seu transporte, são VLANs diferentes,
representando domínios L2 diferentes. Contudo, quando chegam no ATM do
IX.br essas VLANs todas, a sua e dos clientes que você transporta,
terminam no mesmo domínio L2, no ATM.

Quando seu roteador conversa com os roteadores do pessoal que você
transporta via o ATM do IX.br, os MACs aparecem de ambos os lados da
porta do switch, mas em VLANs diferentes. Vou tentar explicar.

Considere como exemplo um pacote ARP broadcast sai do seu roteador, com
seu MAC de origem, entra no switch do seu transporte por uma porta,
chamemos de porta A, sai pela porta B do switch do seu transporte e
chega até o L2 do ATM no IX.br. Do ATM o mesmo pacote broadcast com o
seu MAC de origem  é enviado para um de seus cliente pela VLAN dele, com
seu MAC de origem, entra pela porta B do switch do seu transporte, sai
pela porta A e segue na sua rede...

Ou seja, embora em VLANs diferentes, o seu MAC é visto pelo switch em
ambas as portas. Alguns switchs trabalham bem com isso, outros não.

Uma solução paliativa é pedir que seu transporte configure estaticamente
o MAC de seu roteador nas portas dos switches usados entre você e o
IX.br (nas portas do seu lado). Isso pode resolver a situação.

[]s
Moreiras.

Em 17/05/16 20:45, Antonio Carlos Sanches escreveu:
> [...]
> localidade que chega no mesmo PIX em SP, o transporte é com a Algar e esse
> segundo transporte não esta tendo problema, segundo a Algar as
> configurações dos 2 circuitos são identicas, mudando somente a VLAN que ele
> usam para me transportar, ai o pessoal do PTT diz que não tem o que fazer
> que do lado deles esse é o comportamento esperado e do lado da Algar tbm
> não tem o que fazer pq não podem receber o MAC em varias portas.
>
> Ai fico eu no meio sem o serviço, dificil ...
>
> Algum bom samaritano pode nos dar alguma ideia ?

>>> 1:16 05/16/2016 18:53:32.52 <Noti:FDB.MACTracking.MACMove> Slot-1: The

>>> http://www.sulinternet.net
>>> [2]