[GTER] Cálculo de banda para MPLS

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Mon May 16 13:17:25 -03 2016

Aloha,

Israel é um território difícil. Das operadoras gringas que atuam no Brasil,
não acho que alguém além da Level 3 tenha cobertura lá. E quando você tem
uma opção só de fornecedor, o preço vai no teto. Chuto entre 25 e 50x mais
caro que um link dedicado de internet. Uso de MPLS para rede corporativa
quando telecomunicações não é sua atividade fim é cada vez mais incomum. Se
o seu objetivo é garantir boa performance entre uma rede no Brasil e uma
rede em Israel, sugiro a você:

1) Avaliar se http://www.divinetworks.com/products/divipipe/ atende sua
demanda.
2) Avaliar se http://www.aryaka.com/services/wan-optimization-as-a-service/
atende sua demanda.
3) Adquirir trânsito IP ou link dedicado tanto em Israel e no Brasil de um
par de empresas (israelense e brasileira) que estejam listadas numa mesma
página das URLs a seguir ou em clientes (downstreams) deste par de empresas:

- https://www.peeringdb.com/fac/2382
- https://www.peeringdb.com/fac/63
- https://www.peeringdb.com/fac/2515
- https://www.peeringdb.com/fac/923
- https://www.peeringdb.com/fac/61
- https://www.peeringdb.com/fac/62
- https://www.peeringdb.com/fac/212
- https://www.peeringdb.com/fac/79
- https://www.peeringdb.com/fac/40
- https://www.peeringdb.com/fac/42

Entendo que estas 3 abordagens irão porporcionar a mesma performance que
você obteria por um circuito LAN to LAN com um custo 50x menor.

Abraços,

Kurt Kraut