[GTER] RES: Ubiquiti Virus! NOVO!

mauricio.hd at redesul.com.br mauricio.hd at redesul.com.br
Sat May 14 14:03:03 -03 2016

Boa tarde,

Também tivemos vários APs e equipamentos de clientes resetados hoje de madrugada/manhã, todos com usuário diferente do padrão. Apenas equipamentos Ubiquiti foram afetados. Nem equipamentos com IP 192.168.X.X escaparam, parece que se propaga de dentro da rede depois que algum equipamento é infectado.

Até agora não encontrei nenhum equipamento com firmware 5.6.3 ou maior infectado ou resetado, o que me leva a acreditar que o problema é relacionado à falha de segurança do firmware anunciada pela Ubiquiti ano passado, aonde o equipamento poderia ser acessado pela WAN sem usuário/senha.

Por enquanto, o que está funcionando é atualizar o firmware, remover o vírus via SSH e reconfigurar equipamento. Se alguém precisar, alterei um pouco o script que o amigo Diego Canton postou para que eu conseguisse rodar ele em um rádio por vez, segue o link. Só removi a parte de automatização, fiz algumas traduções pro pessoal daqui entender o que está sendo feito e tirei a parte aonde a porta de gerência é trocada para a 81.

https://github.com/mauriciobertei/virusubiquiti/blob/master/remove%20virus

Mauricio Bertei
Provedor Redesul
(54) 3991-5511