[GTER] xDSL - Indicação - Dúvidas

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 4 19:40:49 -03 2016

> Prezados, Boa Noite!
>
> Meu conhecimento em sistemas xDSL é limitado. Aos amigos que já trabalham
> com essa tecnologia, vale a pena? Tem alguma recomendação de fabricante?
>
> Cenário:
> - 11 Blocos, 132 apartamentos, todos com cabeamento telefônico recém
> construído;
> - Maior plano a ser oferecido de imediato no local: 10Mbps;
> - Apartamento mais distante: ~400m de cabo até o DG;
> - UTP e PON descartados por indisponibilidade para passagem de novos dutos
> e caixas de atendimento dentro do condomínio;
> [...]

Sinceramente, você ganharia mais deixando de atender esse condomínio. Há
equipamentos para isso como o DSLAM da D-Link (
https://www.dlink.com.br/tl_files/products/datasheets/DAS-3324%20-%20Datasheet.pdf)
, que é fabricado por um OEM que cede exatamente o mesmo equipamento para a
Draytek mas eu recomendo tentar conseguir o da D-Link mesmo em função de
melhor suporte, mas o custo por porta inviabiliza competir com as grandes
operadoras.

Agora, a tecnologia funciona bem, e o fato do equipamento cliente ser um
item comum de mercado é também muito útil.

Detalhe: você citou dutos dentro do condomínio; se você usar xDSL apenas
para ligação entre os 11 blocos, usando UTP dentro de cada bloco, aí a
conta fecha. Com VDSL para ligar os blocos ao DG a solução fica de ótima
qualidade.

Rubens