[GTER] Reducao apos a Franquia de dados

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Wed May 4 07:49:12 -03 2016


http://www.oreporter.com/Debatedores-nao-chegam-a-consenso-sobre-limitacao-da-banda-larga-fixa,14540398970.htm


Institutos de defesa do consumidor e empresas de telecomunicações se enfrentaram sobre esse tema em quase cinco horas de audiência pública conjunta entre as Comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA), nesta terça-feira (3). (...)

Durante o debate, representantes dos institutos de defesa do consumidor criticaram a intenção das empresas de telecomunicações de mudar o modelo de negócio para a internet fixa. O que hoje é cobrado por velocidade, seria cobrado por volume de dados utilizado. Em decisão recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas teriam permissão para instaurar esse modelo. Mas ante o grande protesto da população, a agência voltou atrás e proibiu por tempo indeterminado que as empresas realizem qualquer tipo de limitação à banda larga fixa.
O conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone disse que a prática de cobrança por franquias de dados não é proibida em nenhum país. Mas que a decisão de suspender a permissão de que as empresas limitem a internet de banda larga fixa permitiria ao conselho diretor da agência analisar todos argumentos até uma decisão final, que não tem data para ocorrer.

http://www.valor.com.br/empresas/4548187/no-senado-proteste-contesta-que-banda-larga-ilimitada-gere-preco-alto

A associação informou que 130 dos 190 países monitorados pela União Internacional de Telecomunicações oferecem prioritariamente planos de banda larga fixa com acesso ilimitado. Apenas três entre os dez países mais bem posicionados no ranking de tecnologias da informação e comunicação têm planos prioritariamente limitados, informou a coordenadora.

http://tecnologia.ig.com.br/2016-05-03/franquia-de-banda-larga-fixa-empresas-ou-consumidores-quem-tem-razao.html


 		 	   		  


More information about the gter mailing list