[GTER] IPs para monitoramento de balanceamento

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 2 14:30:00 -03 2016

Antes de mais nada, é importante dizer que toda solução de balanceamento é
uma gambiarra...
Por melhor e mais profissional que seja, é uma gambiarra.
Que fique claro que tenho muitas gambiarras dessas espalhadas por aí.
Mas sendo uma gambiarra, não espere comportamento de solução protocolar.

Na minha experiência, a melhor solução acaba sendo um mix de testes:
a- Ping contra o NextHop do de link
  Geralemente é o PPPoE-Server
b- Ping contra um host dentro da rede da tua operadora
  Geralmente uso DNS-Recursivo da operadora
c- Ping contra um host dentro do brasil, mas da rede da tua operadora
  Me desculpem a galera do NIC, mas testo contra os Roots do Brasil.
d- Ping contra um host que esteja na gringolândia.
  Já usei várias coisas como referência, mas tenho testado contra os Roots
de MIAMI.
  MAAAAASSS esse ultimo teste incomoda tanto que já andei tirando ele dos
testes...

Define 250ms de tempo máximo, repetindo a cada minuto, faz um AND de tudo
isso e BANG.

P.S.: Porque de cada teste:
A- Se tem ou não tem link...
B- Derrepente tua operadora(WISP) está em um momento de falha e só o PPPoE
tá ligado...
C- Se tua operadora está com BGP operante.
D- Se o transito internacional da tua operadora está funcional.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação