[GTER] RES: RES: Rádios Licenciados Oscilando

Antonio Torres antonio.torres at vsat.com.br
Thu Mar 31 17:24:19 -03 2016

Alguns esclarecimentos do “cientista de plantão"

Recepção de Satélite.

A interferencia que a NET relata ocorre 2 vezes por ano em TODAS as antenas parabólicas que recebem sinal de satélite.
Ocorre, no estado de São Paulo, em Março e Setembro.

É quando ocorre o alinhamento antena-satélite-Sol; como o “ruído” gerado pelo Sol é enorme e em todas as frequências, durante alguns minutos ele “encobre” o sinal do satélite e “cai” a recepção.

(acho que todos já se depararam com um efeito parecido:  câmara de segurança que fica “cega” no horário que “bate sol na lente”)

O dia e horário exato pode ser calculado e normalmente é informado pelas operadoras de satélite (Intelsat, SES, StarOne, etc.)

Links de rádio terrestres.

Clima:
Umidade do ar, nível de poluentes, tipo de poluentes, queimadas, etc,. interferem enormemente nos efeitos de propagação de sinais de rádio.
Por exemplo: ocorre uma queimada; a fumaça da queimada contem uma quantidade enorme de carbono (que é condutor); essa fumaça pode (e normalmente causa) um enorme aumento na atenuação dos sinais (e depende da freqüência).
A variação de umidade do ar tambem interfere muito nos sinais de rádio. na faixa de 10 GHz qualquer chuva pode atenuar em mais de 10 dB qualquer sinal (lembrem-se dos que acontece com o sinal da Sky quando chove)

Rios, Mar e Lagos:
Links de radio “que passam por cima” de grandes massas de água sofrem difração quando ocorre variação brusca da temperatura da água !!  simplesmente é como se as antenas desalinhassem !!

Manchas Solares:
Cada vez que ocorre um evento de mancha solar, também ocorre uma alteração na ionosfera da Terra; Essas alterações na ionosfera alteram o ruído de fundo de RF em determinadas faixas de frequência e em determinados horários. Varia muito: é quase impossível prever.

Não importa se é dia ou noite: a Terra está completamente envolvida pela ionosfera e sempre iluminada pelo Sol;  a ionosfera é alterada como um todo.

Em links multo longos também ocorre outro efeito meio “esotérico” chamado cintilação: os sinais de rádio mudam a polarização pelo caminho !! dependendo do clima, horário, distancia e nível de interferência solar, um sinal transmitido em polarização Horizontal chega no outro ponto com polarização Vertical !!  parece insano, mas é por isso que em links longos deve-se pensar em antenas com polarização circular.

A área de propagação e radio frequencia deveria ser classificada como “lado esquerdo da magia negra”; "filosofia, exoterismo, ruídos, radio-frequencia e propagação” é tudo muito parecido…..

(se alguém quiser discutir, informalmente, o assunto pode me contactar em PVT)

Abraços

Antonio Torres