[GTER] RES: Rádios Licenciados Oscilando

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Thu Mar 31 09:41:01 -03 2016

Olá,

Como nosso foco por aqui é satélite tive que conversar com alguns colegas
mais experientes e sim, além deles o fenômeno também causa interferência em
rádios terrestres e microondas em uma menor proporção, dia e noite (à cada
12h +/-).

"X-rays and UV radiation emitted by solar flares can affect Earth's
ionosphere and disrupt long-range radio communications. Direct radio
emission at decimetric wavelengths may disturb the operation of radars and
other devices that use those frequencies."

Devido aos anos trópicos há uma pequena variação de datas conforme o ano
mas via de regra eles ocorrem em 20~22 de Março e 20~22 de Setembro (e 7~10
dias antes e depois dessas datas), mais acentuadamente durante o dia mas
também à noite. Tecnicamente essas interferências/interrupções devem
diminuir ao longo dos próximos dias até cessar.

Sem me alongar muito, para quem tiver interesse em alguma literatura
adicional deixo alguns links:

http://www.swpc.noaa.gov/phenomena/solar-flares-radio-blackouts

http://prop.hfradio.org/

http://www.ibtimes.com/solar-flare-could-cause-auroras-radio-interference-268121