[GTER] oligopolio

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Wed Mar 16 10:39:22 -03 2016

> "Vocês podem dizer se no EUA ou europa ha franquia?"

Sim, nos EUA há franquia e este é UM DOS motivos que levou o Google a
lançar o Google Fiber.
Sim, nos EUA eles também sofrem com um duopólio ainda pior que o nosso,
pois dividiram o pais em áreas e muitas regiões tem somente uma opção de
provedor provedor grande e uns pequenos, regionais, tal qual aqui no Brasil.

Não na Europa a coisa muda de figura.

Em alguns países a internet fixa é restrita a poucos provedores.
Belgica por exemplo, tem uma Belgacom com quase a totalidade dos ADSL e
fibras em alguns locais, naquele ritmo "acelerado" de incumbent para migrar
para fibra óptica.

Tem também a Numericable que é o provedor de TV, e mais um ou outro gato
pingado. A Snow vendia tv a cabo e recentemente retirou o produto do
mercado alegando concorrência desleal.
Mas em compensação tem 43 MVNOS.

Em outros países da Europa o que domina o cenário são as presenças de Open
Access Networks, muitas vezes atreladas a rede da concessionária de energia
(que é municipal em muitos países), ou privada como o caso da Regger fiber
na Holanda (recentemente comprada pela KPN que por sua vez, foi
recentemente comprada pela Telefonica, e que obrigou o regulador de lá a
interferir para garantir que ela continuasse aberta, e não se rendesse às
vontades dos "benevolentes" espanhóis).

Falando em espanhóis, a Telefonia reclama muito, mas o regulador de lá
impôs uma obrigação para compartilhar sua rede de fibra. Ela chiou com os
mesmos argumentos (feriado para abrir rede de fibra, desestimulo ao
investimento em mais redes, etc) que colaram aqui, mas não lá.