[GTER] Entrada HE PTT-SPO

Lucenildo Lins Aquino Júnior lucenildo at nic.br
Tue Mar 8 19:42:49 -03 2016

Caro Kurt,

Sobre a melhoria para cada tipo de usuário final concordo com você que é
difícil prever o comportamento.

Sobre os ataques acho que é extremamente precipitado afirmar qualquer
coisa. Gostaria de lembrar que durante o ultimo IX.br-Forum nós
anunciámos e levamos para comunidade um questionamento se seria válido
implantar */Communities/* no IX.br, vide:
https://youtu.be/7uAmCzF8w2w?t=3h49m7s. Neste momento estamos analisando
e avaliando as formas de implantação e quais */Communities/* são validas
para comunidade do IX.br. Obviamente assim que possivel a comunidade dos
participantes do IX.br terá feedback.

Sobre a questão do transito nacional é uma decisão interna do ASN como
ele pretende fazer as heurísticas de tráfego dentro da rede dele, mas
basta poderá um pouco, você acha que é viável gasta banda em cabos
submarinos que tem alto custo para entregar uma rota nacional no
exterior ? Na minha humilde opinião isso é inviável monetariamente falando.

Concordo com você que o IX.br virou um ciclo virtuoso e que agora para
qualquer ASN internacional conectar-se ao IX.br-SP já dar uma
capilaridade bem interessante.

Por fim na minha humilde opinião, se a Hurricane Eletric trouxer para o
Brasil as políticas de custos para venda de Transito IP e de peering
aplicadas no exterior isso vai estremecer o mercado e pode causar um
efeito positivo na internet brasileira como um todo.