[GTER] CDN Akamai . Baixa Performance

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue Mar 8 15:41:55 -03 2016

Em 8 de março de 2016 13:36, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com> escreveu:
> Para aqueles que possuem CDN Akamai e por acaso considerem que não está
> pagando o custo de operação no Datacenter uma idéia:
>
> Se estiver em PTT Regional que tal pegar uma Vlan Bilateral e oferecer de
> dividir esses custos com outros participantes ?

Oi Fernando,

Estou fazendo isso aqui.
Porém, é necessário também que o DNS esteja anunciado para o CDN.

Mesmo assim, a relação de entrada x saída está em:
- considerando picos das últimas 24h: 1,65:1;
- considerando consumo nesse instante: 2,33:1;

Comparando com o GGC, está em 3,10:1 e 3,35:1 de pico.

Se eu removo o anúncio dos prefixos e deixo somente os nossos, dá só
1,5:1 ou menos.... muito pífio.
Já enviei um e-mail gigante para os caras.

Acontece que Facebook e Microsoft estão saindo aos poucos da Akamai.
Não vai sobrar muito tráfego para eles servirem.

No fim, só estamos com a Akamai ligada para melhorar a experiência de
navegação dos nossos clientes.

Sds,

--
Eduardo Schoedler