[GTER] Facebook FNA

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Fri Jun 17 13:02:24 -03 2016

Em 17 de junho de 2016 06:50, Uesley Correa <uesleycorrea at gmail.com> escreveu:
>           Não sei se foi do conhecimento de vocês, mas há aproximadamente 1
> ou 2 meses, o Facebook começou a entregar os appliances FNA aos provedores
> do Brasil que o solicitaram e se enquadravam nas regras. Pois bem, de uns
> tempos pra cá, tenho percebido em algumas redes que acesso, MUITA
> instabilidade no serviço. Aqui mesmo no provedor, não tenho FNA, mas tem
> dias que é um inferno, tanto em IPv4 quanto em IPv6. Páginas que não
> atualizam, conteúdos que não reproduzem, entre outros sintomas estranhos.
> Acredito eu que possa ter alguma relação com o início da implantação dos
> [...]

Sem nenhum problema, FNA tem funcionado muito bem!
Única coisa que falta para eles é um botão de "drain traffic", mas
acho que já estão encaminhando...

Não sei de outro jeito para descobrir de qual FNA está vindo seu
tráfego, msa eu uso a ferramenta de desenvolvedor do Chrome, na aba
Network.
Ali você pode ver a url de onde está vindo o tráfego.

Até onde sei, o FNA não leva me consideração bgp para roteamento, eles
tem um algoritmo baseado em latência.
E acredito que isso vale não só para o FNA, pois certa vez tivemos um
circuito prejudicado e com perda de pacotes (mas sem cair), e do nada
o tráfego virou e veio pelo trânsito (sem termos mexido nos anúncios
nem nada). Eles desviam o tráfego da forma que seja melhor para o
usuário final, não importa o custo disso.

Abs,

--
Eduardo Schoedler