[GTER] Franquia de volume de dados Internet vs 95%

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jun 6 14:16:27 -03 2016

Ola Douglas,
Thumbs up !

O 95% percentil não decola no Brasil na minha opinião mais por falta
de vontade (que gera a falta de entendimento por parte dos clientes
que por sua vez não demandam isso) do que por questão técnica, apesar
de que elas existem sim.

Pra que um Gerente de Contas vai querer oferecer algo mais flexível
para o cliente que está contratando um link full e arriscar a comissão
mensal dele ? No caso o Gerente de Contas não enxerga a possibilidade
das possíveis comissões sobre o excedente e se o valores de venda
forem calculados corretamente nada muda no bolso dele e ele fica com
um cliente mais satisfeito e propenso e expandir suas demandas.

Uma das vantagens mais visíveis é como falei a flexibilidade de
adaptar demandas pontuais dentro de um excedente de link sem a
necessidade de envolver o Comercial e o Técnico para ajustar
contratos, mudar o velocidade de cap da porta, etc. Em 95% ajuste no
contrato pode ser feito com calma ao longo do mês sem o perigo de
saturar o link e não apenas quando vocês está passando apuros seja lá
qual fora a razão.

A única questão do ponto de vista técnico que eu acho justo mencionar
são locais que possivelmente não existe Uplink para absorver possíveis
picos, mas mesmo assim não é tão difícil assim de se acomodar pois é
possível haver uma boa previsão de consumo de banda de acordo com o
perfil dos clientes ali pendurados.

Eu sempre comprei e vendi banda em 95% e posso citar inúmeras
situações que isso resolveu um problema antes mesmo dele acontecer,
não só pra mim mas como pro meu cliente.
E vou dizer uma vez mais caso não tenha ficado claro: não há perda de
receita de um jeito (link full) ou de outro (95%). O que mudam são os
números e a maneira de ver como o serviço é provido.

Abraços
Fernando Frediani