[GTER] Alocação de IPv6 para clientes

Marcio Santos ms1618 at yahoo.com
Fri Jun 3 10:49:05 -03 2016

Olá Antonio,

O time do IPv6.br do NIC vem fazendo um trabalho incrível - kudos ao Moreiras - ao longo dos anos.

Voce pode encontrar uma variedade de informações no site deles: http://www.ipv6.br/post/enderecamento

Aqui também uma das muitas ferramentas de address planning disponíveis no mercado: https://www.infoblox.com/6map

/64 é o necessário para SLAAC, e a forma como vc vai alocar depende muito do CPE do seu cliente e se é corp ou retail.
/60 ~ /56 tem sido delegado(PD) nos casos retail onde o CPE suporta DHCPv6.
Mobile é outra historia.
Corporativo depende do tamanho: SOHO, SME, Enterprise, ISP…
On-size-fits-all não tem se aplicado muito na prática, apesar das RFCs e BCPs…

Abr,

Marcio Santos