[GTER] Facebook FNA

Andrio Prestes Jasper mascaraapj at gmail.com
Sun Jul 10 22:50:23 -03 2016


o meu app vira e mexe fica a mensagem de sem conexão com a internet.... ai
n atualiza o feed, mas fica chegando alerta/notificação de
comentarios/posts/etc

demais sites abre normalmente.

Em 10 de julho de 2016 14:07, João Rafael Card. <maxrafa at gmail.com>
escreveu:

> Pois é, chega a ser irritante a lentidão, e
> Alguém mais também percebe lentidão no app Instagram?
> Em 21/06/2016 10:43, "Samyr Bechelane" <samyrmmb at gmail.com> escreveu:
>
> > No meu caso, não sou cliente da Internexa.
> >
> > Meu cliente tem link comigo e com a Cemig Telecom... a Cemig é cliente
> > Internexa.
> >
> > Meu cliente é AS e tem um bloco /21.
> >
> > Ele anuncia o /21 para os 2 upstream (Eu e a Cemig) e os /24 pra
> controlar
> > o download pra cada lado de acordo com as politicas dele.
> >
> > Ontem pedi pra ele parar de anunciar o /21 pra Cemig e deixar só os /24
> e o
> > problema parou... a impressão que tive foi que a internexa ou a cemig
> > ignora o prefixo mais específico e gera o problema.
> >
> > Outra coisa que achei estranha... fazendo tracert da maquina do meu
> cliente
> > é que o salto 10 é o IP da maquina dele...
> >
> >
> > tracert scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> >
> > Rastreando a rota para scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net [200.220.194.145]
> > com no m ximo 30 saltos:
> >
> >   1     1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.5.1
> >   2    30 ms    47 ms    25 ms  192.168.2.1
> >   3     *        9 ms    18 ms  172.26.0.1
> >   4    19 ms    13 ms    28 ms  10.255.255.92
> >   5    92 ms    72 ms    99 ms  XXX.XXX.44.9 ------------> minha borda
> >   6    83 ms    72 ms    57 ms  as262589.saopaulo.sp.ix.br
> > [187.16.219.213]
> >   7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >   8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >   9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  10    70 ms    66 ms    68 ms  XXX.XXX.131.24 ------------> minha borda
> >  11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> >
> >
> > Tentei contato com a Internexa, mas sem sucesso... orientei meu cliente a
> > abrir chamado junto a Cemig.
> >
> > Espero ter ajudado...
> >
> > t+
> >
> >
> >
> > Samyr M. M. Bechelane
> > Netcetera Telecomunicações Ltda
> > Fone: (31) 3535-3550 / (31) 8678-0880
> > AS262733
> >
> > Em 21 de junho de 2016 02:41, Alexandre J. Correa <alexandre at onda.net.br
> >
> > escreveu:
> >
> > >
> > > Desativei o ipv6... Tudo voltou a funcionar...
> > > --
> > > Enviado do aplicativo myMail para Android segunda-feira, 20 junho 2016,
> > > 11:19PM -03:00 de Flávio Araújo  flavio at directmaster.com.br :
> > >
> > > >Amigos,
> > > >
> > > >Esse era o nosso cenário anterior. Recebíamos conteúdos do face via
> > > akamai.
> > > >Nessa situação eram recorrentes as reclamações de lentidão, fotos e
> > vídeos
> > > >que não carregavam ou travavam mesmo em baixa resolução.
> > > >
> > > >C:\Users\Flávio>tracert fbcdn-video-l-a.akamaihd.net
> > > >
> > > >Rastreando a rota para a1409.dspda2.akamai.net [190.98.131.27]
> > > >com no máximo 30 saltos:
> > > >
> > > >  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> > > >  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  4    14 ms    14 ms    15 ms  192.168.228.9
> > > >  5    21 ms    15 ms    16 ms
> > > > te-0-7-0-3-53-grafortw1.net.telefonicaglobalsolu
> > > >tions.com [94.142.103.72]
> > > >  6    61 ms    60 ms    61 ms
> > > > et-8-1-0-0-grtsanem4.net.telefonicaglobalsolutio
> > > >ns.com [94.142.98.183]
> > > >  7    61 ms    69 ms    74 ms
> > > > et5-0-0-0-grtsanem3.net.telefonicaglobalsolution
> > > >s.com [5.53.3.229]
> > > >  8    61 ms    60 ms    60 ms  190.98.131.27
> > > >
> > >
> > >
> >
> >--------------------------------------------------------------------------------
> > > >
> > > >C:\Users\Flávio>tracert fbstatic-a.akamaihd.net
> > > >
> > > >Rastreando a rota para a1168.dsw4.akamai.net [201.16.134.146]
> > > >com no máximo 30 saltos:
> > > >
> > > >  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> > > >  2     1 ms     1 ms     2 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> > > >  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> > > >  6   107 ms   104 ms   104 ms
> > > >a201-016-134-146.deploy.akamaitechnologies.com [
> > > >201.16.134.146]
> > > >
> > > >No entanto em análise mais recente observamos que estamos sendo
> servidos
> > > >por um FNA que está localizado em um de nossos upstreams. Podemos
> > perceber
> > > >através dos links:
> > > >
> > > >https://video.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> > > >https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> > > >
> > > >C:\Users\Flávio>tracert video.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> > > >
> > > >Rastreando a rota para video.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.146]
> > > >com no máximo 30 saltos:
> > > >
> > > >  1     1 ms     2 ms     1 ms  192.168.200.1
> > > >  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  4    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> > > >  5    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.76.1
> > > >  6    15 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.146
> > > >
> > >
> > >
> >
> >--------------------------------------------------------------------------------
> > > >
> > > >C:\Users\Flávio>tracert scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> > > >
> > > >Rastreando a rota para scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> [177.184.128.145]
> > > >com no máximo 30 saltos:
> > > >
> > > >  1     1 ms     3 ms     1 ms  192.168.200.1
> > > >  2     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  3     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >
> > > >  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> > > >  5    21 ms    31 ms    24 ms  192.168.78.1
> > > >  6    14 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> > > >[170.84.XXX.X]
> > > >  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.145
> > > >
> > > >Enquanto somos servidos pelo FNA não temos relatos de falhas ou
> > > degradações
> > > >de desempenho. Pelo contrário, tudo carrega bem rápido. Quando temos
> > > >indisponibilidade dessa operadora, voltamos a buscar na akamai, mais
> > > >especificamente na rede da algar, e aí nesse momento tudo fica uma
> > > tristeza.
> > > >Nossos DNS's são próprios resolvendo a partir dos roots, sem
> forwarders.
> > > >
> > > >Atenciosamente,
> > > >
> > > >Em 20 de junho de 2016 21:06, Roosvelt David <
> > roosveltdavid at hotmail.com
> > > >
> > > >escreveu:
> > > >
> > > >> Conectado agora a Fapesc/RCT saindo via RNP. meu facebook com os
> > sources
> > > >> todos da Akamai. e ta bem Lentiumm . um link de 100mb dedicado e os
> > > videos
> > > >> demoram pra carregar e travam em resolução padrão, sem ser HD. kkkk
> > > >>
> > > >> em casa meu link domestico de 10mb da Algar dá show quando vem pelo
> > FNA.
> > > >> (exceto quando alguns sources vem do FNA da Claro)
> > > >>
> > > >> Fiz o Mtr para esse servidor  scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net a
> partir
> > > da
> > > >> fapesc aqui.
> > > >>
> > > >>
> > > >>  Host
> > > >>     Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
> > > >>  1. xxx.xxx.98.1
> > > >>  0.0%    49    1.6  22.3   1.3 191.2  41.8
> > > >>  2. xx.xx.98.254
> > > >>  0.0%    49    1.9  19.5   1.6 216.6  40.5
> > > >>  3. rct-248.53.fapesc.sc.gov.br
> 0.0%
> > > >> 48    4.0  26.5   3.6 204.9  47.0
> > > >>  4. popsc-rt21-4080.bb.pop-sc.rnp.br                      0.0%
> 48
> > > >> 4.6  20.0   3.7 121.2  30.2
> > > >>  5. sc-lansc-rt21.bkb.rnp.br
> >  0.0%
> > > >>   48    4.8  22.1   3.8 149.1  38.1
> > > >>  6. sp-sc-oi.bkb.rnp.br
> > > >>  0.0%    48   18.1  41.9  16.2 187.1  41.4
> > > >>  7. as262589.saopaulo.sp.ix.br
> 0.0%
> > > >> 48   17.5  37.1  16.2 191.5  42.2
> > > >>  8. 177.84.161.249
> > > >> 85.1%    48   18.7  30.8  16.9 106.8  33.6
> > > >>  9. 177.84.161.133
> > > >> 93.6%    48   23.7  25.7  23.7  29.8   3.5
> > > >> 10. 177.84.161.134
> > > >> 0.0%    48   24.7  47.8  23.1 178.2  43.8
> > > >> 11. 179.97.98.69
> > > >>  0.0%    48   24.7  56.4  23.4 233.3  54.5
> > > >> 12. 200.220.194.145
> > > 0.0%
> > > >>   48   24.0  48.1  23.2 222.9  50.3
> > > >>
> > > >> ao entrar na Rede da Internexa ocorre uma perda bem alta, Como o
> > Eduardo
> > > >> comentou pode ser uma routing-instance lá pra servir somente aos
> > > clientes
> > > >> da internexa. se você é cliente siga o que o Eduardo Sugeriu. se não
> > > envie
> > > >> para o  noc at fb.com o máximo de dados que puder coletar conforme a
> > dica
> > > do
> > > >> Diego Canton.
> > > >>
> > > >> "Tentem juntar a maior quantidade de dados possiveis sobre o caso,
> > ping,
> > > >> resultados de Traceroute, url obtida no navegador (print), IP e DNS
> > > usados
> > > >> (print), feche um pack com os dados obtidos por cada link seu, mande
> > por
> > > >> email em inglês para  noc at fb.com <mailto: noc at fb.com >, as vezes
> eles
> > > >> verificam(…)”
> > > >>
> > > >> e Reza pra eles verificarem.
> > > >>
> > > >>
> > > >> Att
> > > >> Roosvelt
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >> > Em 20 de jun de 2016, à(s) 6:54 PM, Eduardo Schoedler <
> > > >>  listas at esds.com.br > escreveu:
> > > >> >
> > > >> > Em 20 de junho de 2016 18:24, Samyr Bechelane <
> samyrmmb at gmail.com
> > >
> > > >> escreveu:
> > > >> >> to com problemas por aqui também...
> > > >> >>
> > > >> >> as imagens deveria vir de
> > > >> >>
> > > >> >> scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> > > >> >
> > > >> > Esse dns resolve p/ um ip da Internexa.
> > > >> > Provavelmente eles devem ter feito uma routing-instance lá, para
> > > >> > servir conteúdo do FNA somente para os clientes.
> > > >> >
> > > >> > Você é cliente internexa?
> > > >> > Caso seja, anuncie todos seus prefixos mais específicos (/24, por
> > > >> > exemplo) com no-export para a Internexa, deve ajudar.
> > > >> >
> > > >> > --
> > > >> > Eduardo Schoedler
> > > >> > --
> > > >> > gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > >>
> > > >> --
> > > >> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > >>
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >--
> > > >--
> > > >gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > --
> > > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > >
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



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Andrio Prestes Jasper
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