[GTER] [Bulk] [Inclusão Digital] Anonymous sequestra PCs da Anatel

Elias Andrade esan_br at yahoo.com.br
Sat Jul 9 15:01:00 -03 2016

	Embora eu veja muitas pessoas tecnicamente preparadas comentando essa
thread, também fica evidente a falta de conhecimentos básicos sobre
custos de operação de um ISP/SCM/Operadora.

	 O ISP de hoje em dia FAZ a infraestrutura - é diferente da época do
acesso discado em que o provedor não tinha rede própria. Existem
diversos casos em que o provedor faz a última milha para

	Tornar o acesso à internet "gratuito" pelo governo não me parece uma
saída plausível - a história (inclusive recente) mostra que quando o
estado estatiza algo, o negócio não se sustenta durante muito tempo.

	Toda operação de internet tem uma alta taxa de inadimplência - então,
independente de ser uma operadora de pequeno e médio porte (SCM) ou
grande porte (STFC etc), no fim tem-se um rombo de 30% do faturamento -
e isso é um rombo dos grandes. O próprio governo que te estupra com
impostos, diz que você só pode bloquear completamente um cliente
inadimplente depois de 45 dias. Não é atoa que a Oi está aí do jeito que
está e ISP's tem dificuldades pra expandir sua infra.

	IMHO, O governo poderia:

==============
	- Melhorar a questão fiscal para os SCM's (incluindo a compra do
link/transporte no atacado);
	- Incentivar a venda direta dos fabricantes de equipamentos nacionais
aos SCM's (hoje o custo aumenta também devido a intermediação);
	- Fomentar o financiamento de forma eficiente aos pequenos ISP's;
	- Diminuir os custos de homologação de equipamentos (quem homologa
equipamentos perante a Anatel sabe que o custo passa a casa dos
R$40.000,00) - isso, por exemplo, impede startup's de pensarem em
fabricar equipamentos de baixo custo;
	- Em parceria com a iniciativa do NIC.BR/CGI.BR, investir na rede de
transporte para as cidades afastadas aos PTT's (talvez o projeto do
OpenCDN daria um salto) - elege-se um ponto em comum na cidade (poderia
ser um provedor mesmo), onde os demais ISP's se conectam (parceria
Governo, CGI e provedores locais);
==============

	Será a primeira vez em anos de operação, que será possível expandirmos
nossa rede - e isso graças à outros ISP's da região que também investem
em infraestrutura (e não à grandes operadoras ou governo).

	Os pequenos ISP's são grandes responsáveis por atendimento em áreas
onde operadoras maiores não têm interesse em atender por "não ser rentável".

	Quem conhece ISP sabe dos custos e impostos que se tem em cima de cada
assinante, o imposto em cima do link contratado e a complexidade que é a
questão do sefaz para os pequenos ISP's (que no fim das contas, só
beneficia operações maiores), é algo impeditivo em relação à crescimento.

	Nosso mercado interno/nacional também precisa de incentivo ao
desenvolvimento. A internet brasileira é dependentes da importação de
equipamentos (ubiquiti, mikrotik, radwin, ceragon, etc etc), no final o
custo de importação legal é proibitiva, ainda mais com o dólar
estratosférico. É possível contar nos dedos os fabricantes brasileiros
de equipamentos/rádios licenciados ou não-licenciados e fibra (e que,
mesmo montando no Brasil esses equipamentos, ainda precisamos importar
componentes de fora, aumentando substancialmente o custo de produção).

	Quanto ao link no atacado, vou dar um exemplo do problema em relação à
minha região, que é FINAL DE REDE - então nenhuma grande operadora tem
interesse em vender link no atacado à preços atrativos - porque é
necessário o investimento em infra (fibra, rádios licenciados, torres,
alugueis, etc), e claro, é necessário pagar essa rede.

	A compra do link no atacado só fica "acessível" à partir do "Gigabit" -
então além do custo do link, é necessário mensurar o custo do TRANSPORTE
(precisa buscar esse link, transportá-lo pra sua rede). A nossa
realidade atual é transporte próprio por rádio licenciado (e que atinjam
taxas Gigabit), porém o custo, só de enlaces Gigabit nessa rede, chega
aos R$70,000.00 brincando (só falando de rádio, nada de torres, alugueis
ou custo de licenciar o enlace na Anatel).

	Estamos à 100KM da região metropolitana e PTT mais próximo, e cercados
de montanhas! Há muito tempo temos conversado com provedores da região
sobre fazermos a própria infra - é maravilhoso na teoria, mas na prática
a maioria "pula fora" ou não demonstra interesse - é realidade dos
ISP's, infelizmente (operadoras de grande porte fazem muito
compartilhamento de infra).

	De uns meses pra cá temos um provedor parceiro da região e outro da
região metropolitana que estão trabalhando pra tornar essa questão
realidade. Vai ser, a primeira vez em anos de operação, que será
possível expandir a nossa rede sem depender dos preços abusivos das
operadoras de grande porte da região...

[ ]'s
Elias Andrade