[GTER] IPV6 SITES

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Jan 13 23:10:36 -02 2016

João, parabéns pelo relato.
Tomara que sirva de exemplo para quem 'ainda' tem empurrado a implementação
de IPv6 pra baixo do tapete.

De fato quando se usa IPv6-only existe muito conteúdo que não vai abrir
mesmo, por isso acredito que o dual-stack vai ser o padrão não pelos
próximos anos, mas pra coisa de uma década ou mais. Provavelmente IPv6 +
CGNAT será cada vez mais comum.

Com relação ao NIC.br eu particularmente acredito que eles tem feito a
parte que cabe a eles com os diversos cursos ofercidos gratuitamente, IPv6
Forum, lançamento recentemente do livro "Laboratório de IPv6" assim como a
condução de reuniões com operadoras, fabricantes de equipamentos e entes
público e participação no Grupo de trabalho de IPv6 o qual relatório final
pode ser conferido neste link -
http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=325769&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=325769.pdf

O fato é que existem empresas que estão segurando o máximo possível por N
razões como: falta de recursos humanos/financeiros para implementação,
equipamentos com firmware antigo/bugado, preguiça, falta de conhecimento
técnico, e claro, provedores de trânsito que 'ainda' não disponibilizam
IPv6 para os clientes.

É claro que não dá pra colocarem uma arma na cabeça desse e força-los a
fazer. Mas na minha visão quem mais perde com isso são eles mesmos.

Um abraço e parabéns pela iniciativa.
Fernando Frediani