[GTER] Limitação de macs - FreeBSD / PTT

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Sun Feb 21 20:07:01 -03 2016

> O que eu vejo como um erro, pois resolve arp normalmente em ambos os lados.
> Única coisa é a falta de echo-response para o lado do IX.
>
> --
> Eduardo Schoedler

Oi Eduardo.

Ver que o ARP é resolvido não é suficiente. Precisamos ter certeza de
que as tabelas ARP permanecem preenchidas por algum tempo, e que a
comunicação é funcional com todos os endereços.

Imagine um caso, por exemplo, em que exista uma limitação na tabela ARP
de algum ativo, tal que requisições novas de ARP sejam respondidas e vão
sobrescrevendo as posições mais antigas nessa tabela. Nesse caso, do
nosso lado veríamos nossa própria tabela sendo totalmente preenchida,
mas ao tentar fazer a comunicação simultânea com todos os endereços
diferentes teríamos problemas.

A comunicação ICMP diretamente com o roteador ligado ao IX não reproduz
fielmente o ambiente de produção, não é um teste ideal. Mas tem sido uma
boa solução de compromisso. Temos alguns problemas de falsos positivos
quando há limitações de ICMP, mas são uma parcela pequena dos casos, e
estes normalmente são identificados e contornados rapidamente. Por outro
lado, o teste tem sido muito eficaz para identificar limitações reais.

Se houver sugestões sobre como realizar um teste melhor, gostaríamos
muito de ouvi-las.

[]s
Moreiras.