[GTER] Update rotas BGP G8

Mileto Tales miletotalesgter at gmail.com
Thu Feb 18 09:24:47 -02 2016

Bom dia,

por duas vezes consecutivas tivemos problemas com a sessão BGP com a G8,
onde ocorreu falha física entre o meu router e o router G8 que derrubaram a
sessão BGP com G8. A divulgação dos meus blocos para a G8 ocorre da
seguinte forma /21 e parte do bloco em /22 e para o outro trânsito (Algar)
divulgo o /21 e  /22 também, desta forma o balanceamento do meu tráfego
está OK e tenho redundância em caso de queda.

Estranhamente, quando ocorreu a queda da sessão BGP o tráfego do /22 que
sai exclusivo via G8 parou de funcionar e quando gerei as rotas como /24
via Algar tudo se normalizou. Olhando no lg da HE e Algar, o meu bloco /21
e /22 ainda era conhecido via G8 mesmo após 30 minutos da sessão BGP estar
down, porém sem o meu AS no AS PATH, o que me levou a entender que está
ocorrendo a geração da rota do meu AS dentro do AS da G8 e não simplesmente
um problema simples de update das rotas BGP.

Entrei em contato com o suporte G8 e não foi identificado problema, porém
após algum tempo as rotas deixaram de ser divulgadas.

Alguém já passou por algo parecido? . A única alternativa que me veio a
mente e está implementada é uma policy condicional que se o neighbor BGP da
G8 for para down, divulgo meu bloco inteiro como /24 para a Algar.

Obrigado,

Tales