[GTER] Medir retransmissões TCP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Feb 4 16:02:51 -02 2016

Eu uso para AUXILIAR a identificar gargalo da rede dos meus trânsitos para
adiante.

P.S.: Antes que os FLAMEntos se inflamen, aviso que o exemplo abaixo é:
      - Hiperbólico! Propositalmente para evidenciar o conceito.
      - Hipostético! Qualquer semelhança é mera coincidência.

Digamos que:
Você é um WISP pequeno, e compra 500Mb de um WISP Mediano.
Ele te entrega em fibra mono, 1Gb full, com a última milha bem certinha.
Mas esse WISP mediano, anda muito ganancioso...
E para atender toda a rede dele, e vender 500Mb para você, ele tem só 500Mb
de trânsito com alguma operadora.
Mas ele também tem 10Gb de transporte ao PTT-SPO.

Quando você fizer alguma medição contra Simet, BrasilBandaLarga, ou algum
outro mecanismo que estema em algum host com conexão ao PTT-SPO, a
qualidade será linda...
Mas quando você medir contra a gringolândia, vai gargalar no trânsito dele.

O que vai acontecer?
Tudo o que for para destino internacional(Aqui entra GeoIPTools), fai ficar
janelando loucamente... Vão haver muitos ACKs Órfãos, e muitos pedidos de
retransmissão.

Um exemplo de momento?
A GVT e rotas internacionais.

Douglas Fernando Fischer