[GTER] A saga: Razões para migrar de PPPoE para DHCP

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sat Dec 31 11:03:01 -02 2016

Bom dia pessoal,

Outro detalhe. Até agora só vi autenticação usando o mac como login e
sem senha no DHCP option 82 via radius. Quantidade de gente fazendo
clonagem e tentando burlar o sistema vai ser muito alta. Não podemos
esquecer que vivemos no Brasil. O país que é PhD em safadezas. Não
estamos na Europa, nosso povo não é educado o suficiente e quer sempre
tirar vantagem de tudo quanto é lado.

Com certeza precisa haver isolamento de cliente. Em hipótese alguma
qualquer assinante que seja deve chegar em outro assinante pela L2. Tem
várias coisas que preciso testar antes de uma mudança como essa.
Realmente eu gostaria muito de excluir da minha vida o PPPoE, mas
enquanto eu não conseguir uma forma com custo x benefício, segurança,
mantendo toda minha estrutura funcionando com o mínimo desejado, vou
continuar mantendo o PPPoE.  :)

O assunto é muito interessante e gostaria de ter mais opiniões inclusive
de quem já está funcionando assim. Se puder informar quais sistemas está
usando e como foi implementado. Coisas como:

- Autenticação com radius é possível como já vimos mas existe alguma
forma de autenticação (login + senha + mac), como temos no PPPoE, mas
sem mexer na ponta do assinante? Acredito que não.
- Dual stack IPv4/IPv6 enviando IPs dinamicamente e como fixos. Está
funcionando OK?
- Logs de assinantes como IP, data e hora. Muito importante quando
recebemos intimações da Justiça para identificar o assinante.
- O que impediria um assinante de fixar um IP da rede e usá-lo causando
problemas como IPs duplicados na rede?

A ideia de arrancar o PPPoE fora é muito boa mas a coisa tem que ser
viável. No lab é uma coisa mas na rua, com todo tipo de assinante, o
universo muda e muito.  :)   vamos por em prática! Ideias?