[GTER] A saga: Razões para migrar de PPPoE para DHCP

Tiago SR listas at tiagosr.com
Thu Dec 29 00:49:31 -02 2016

Não vejo diferença no trabalho em centralizar PPPoE e centralizar DHCP. Em ambos casos é preciso apenas garantir comunicação em L2 entre os clientes e o concentrador. Na verdade, centralizar DHCP é até mais fácil, já que o overhead de um túnel/VLAN/VPLS/etc. será um problema bem menor sem ter que considerar o overhead do PPPoE também.

E não entendi o motivo para fazer controle e contabilização no CPE no caso de DHCP e no que isso facilita.
Na verdade, vejo que introduz mais complexidade, uma vez que terá que gerenciar centenas e até milhares de equipamentos para fazer esses processos, enquanto que deixar isso por conta do roteador do ISP resulta em uma quantidade bem menor. Isso sem falar que duvido haver um sistema comercial de controle pronto para trabalhar assim e tem também as limitações e variações de recursos de diferentes CPEs (imagine um provedor com rede mista: wireless, FTTH, FTTC/UTP, xDSL, etc.).

Minha opinião resumida sobre uso de DHCP: não vejo motivos plausíveis para alguém continuar usando PPPoE. Se é rede nova, começa já no DHCP, se é rede existente, trabalhe com as duas formas, com PPPoE para clientes atuais e DHCP para os novos. Se quiser fazer melhor ainda, vá migrando os clientes PPPoE para DHCP.

 ---- On Wed, 28 Dec 2016 15:46:36 -0200 Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com> wrote ----