[GTER] OSPF (t)NSSA + MPLS

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Tue Dec 27 09:49:20 -02 2016

Pessoal, boa tarde.

Preciso de ajuda ou explicação para um problema:

Em síntese, o cenário é o seguinte:

*   Mikrotik
*   2 Bordas (CCR e CHR)
*   Vários POPs, cada um com sua VLAN
*   Cada VLAN com OSPF rodando com área configurada como Totally NSSA

As 2 Bordas fazem adjacência em todos as VLANs.
As 2 Bordas recebem todas as rotas de todos os POPs, cada uma na sua área.

O Objetivo de ter sido Totally NSSA era justamente para impedir as rotas de
adentrarem de um POP ao outro (sem filtros), uma vez que os pacotes
precisam chegar a borda para ser encaminhado, no caso de comunicação
inter-pop.
E também porque cada painel do POP é um servidor PPPoE, ou seja, mais fácil
deixar marcada a opção de redistribute connected routes. (LSA

Não há sumarização, pois as rotas não adentram uma na outra, e nas bordas
não vejo grandes problemas de ter a tabela full.

Quando se habilita MPLS nesse cenário, todos os roteadores de todos os POPs
recebem diversas labels, uma para cada borda de TODOS os IPs da rede
inteira.
Ai me complica toda a vida....

Alguma forma de resolver?

Podem criticar o cenário, estou enviando também pra receber críticas
construtivas.
Mas o interessante seria me ajudar a resolver o problema atual.

Obrigado

Att,

Andre Almeida