[GTER] Araraquara/São Carlos -> Transporte -> PTT São Paulo

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun Dec 18 16:30:12 -02 2016

Ola Israel.

Talvez o negocio deles não seja muito esse e por insistência de alguém
eles ate fazem na base do "Quer ? Ta ai por tanto".

Em situações como essa que você descreve e sempre positivo a compra
compartilhada entre provedores, mas sabemos que cai naquela velha
historia: "Aihn mas eu vou ajudar o meu concorrente" e não se avançá.

Se houvesse uma janela para isso uma hipótese como mencionado é os
provedores se encontrem perto da caixa de emenda do IX-Sao Carlos na
Washington Luis, trocarem trafego local ai e depois seguirem por uma
fibra da rodovia contratada de maneira compartilhada. Nem precisa de
algo como DWDM. Se a demanda agregada for maior do que 10Gb uma
possibilidade é utilizar CWDM que e bem mais simples e mais barato.
Porem em Cordeirópolis o esquema seria outro já que contratar fibra
apagada dali ate SP talvez seria proibitivo financeiramente.

A questão de haver pouca troca troca de trafego no IX-Sao Carlos e não
haver CDNs é normal e sinceramente não se deve esperar que nenhuma CDN
venha a IX Regional antes de se ter um trafego e numero de participantes
razoável.
Num cenário como esse descrito o ganho é no compartilhamento de custos
para transporte ate São Paulo e a troca de trafego local por ora seria
apenas um extra enquanto este IX ganha alguma maturidade.

Abraços

Fernando Frediani