[GTER] Araraquara/São Carlos -> Transporte -> PTT São Paulo

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Sun Dec 18 12:44:49 -02 2016

Fernando,

Primeiramente, muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Aproveitando, você mora/trabalha na região?

Dado o que vc disse, sobre os próprios funcionários da concessionária
desconhecerem sobre o serviço, dá pra ter uma certa idéia do motivo de eles
também não possuírem informações no site.

Será que a concessionária considera essa frente de negócios como não
lucrativa? ( Duvido muito! )
Talvez eles só negociem com as "grandes"? ( Não descarto essa hipótese. )
Ou seria simplesmente por falta de demanda?

Talvez os pequenos provedores da região acabem contentando-se/limitando-se
aos serviços das operadoras dentro do município. Imagino que pela
facilidade de conexão ou até mesmo por acharem esse tipo de investimento
muito fora do orçamento. Acredito que iluminar fibra apagada por muitos km
ao longo de uma rodovia demandaria uma pequena fortuna investida. Mas
acredito que um projeto desses implementado e rodando renderia muito
retorno financeiro para o investidor. (se alguém tiver experiência com um
projeto assim, por favor pontue).

Mas fica uma dúvida, dado o preço altíssimo do link que é cobrado por essas
operadoras dentro dos municípios, geralmente por capacidades pequenas, será
mesmo que o investimento em iluminar uma fibra seria algo tão astronômico
assim? Dependendo da tecnologia implementada, DWDM por exemplo onde vc
conseguiria muitos canais (até centenas) com altíssima capacidade por
canal. Tá ok, eu sei que isso custaria muito dinheiro. Mas e se pensarmos
em algo mais modesto, tipo 10Gb/s? Já daria pra ter um  bom retorno de
investimento compartilhando isso com diversos provedores da região.
Exemplo: imagina dividir isso por 10 provedores com 1Gb cada ao custo de R$
5mil cada. Teríamos uma pequena bagatela de R$ 50mil mensal no total.
Duvido que não dê pra bancar um projeto assim.

É eu sei, não é tão simples assim, existem inúmeras outras variáveis que
torna a coisa um pouco mais complicada. Afinal de contas não podemos nos
esquecer que estamos no Brasil.

Mas enfim, fica a questão para refletirmos.

Em relação ao PTT de São Carlos seria sim uma ótima idéia, se não fosse
pelo fato de que existem apenas 5 participantes atualmente, sendo 3 deles
universidades (USP, UFSCar, Unesp), 1 deles o Simet que é padrão e 1 outro
que é um pequeno provedor de São Carlos ( Virgos ). Dito isso eu pergunto,
cadê as grandes pra vender transito e transporte lá? Cadê os CDNs? Se pelo
menos a grande maioria dos participantes fossem provedores locais até daria
pra pensar no beneficio da troca de trafego local. Porém, todos os
provedores regionais seguem a mesma receita do bolo, contratam link
dedicado localmente e em alguns raros casos transporte até o PTT São Paulo
e acabam pagando bem caro por isso.

Ou seja, sempre acabamos caindo na mesma história de dependência das
grandes.

Grande abraço a todos.