[GTER] IP-Echelon

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Thu Dec 15 11:28:27 -02 2016

On Wed, 14 Dec 2016, David de Souza wrote:
> Essas detecções são feitas com base em armadilhas postas por eles - e
> nem é certo se o download ocorre de fato - e esse tipo forçado de

Não é bem assim que [os "melhores"] serviços de "proteção contra
violação de direitos autorais via bittorrent" funcionam hoje em dia.

Os sensores (que implementam clientes bittorrent e especificamente
*mentem* na identificação do protocolo para passar por clientes normais)
conectam-se às torrents *em modo download*.

Se conseguirem *receber* uma quantidade suficiente (não sei quanto é
isso) de pacotes com hash válido ("bittorrent pieces") do suposto
"pirata", geram um relatório com as "provas" de que o "pirata" está
*distribuindo* o material sem autorização.

Eles podem *sim* alegar que determinado IP e porta, em determinado
horário, *fez upload* de pedaços "longos o suficiente" (seja lá o que
for isso) do arquivo em questão, com base em logs de protocolo e/ou
tráfego.

Se este método é válido ou não perante a justiça brasileira, cabe a um
jurista especializado opinar.

--
  Henrique Holschuh