[GTER] IP-Echelon

David de Souza davids at vidi.com.br
Wed Dec 14 22:16:27 -02 2016

Tenho a impressão de que esses casos tenham validade nula no Brasil.
Essas detecções são feitas com base em armadilhas postas por eles - e
nem é certo se o download ocorre de fato - e esse tipo forçado de
obtenção de evidência não é válido no Brasil.

Todo mundo se lembra de algum caso - geralmente é coisa tão corriqueira
que é retratada em filmes americanos - de agentes disfarçados que vendem
drogas ou contrabando para pegarem incautos ou se fingem de prostitutas
com o mesmo fim (lá prostituição é crime); no campo da internet ficou
famoso um caso de pedófilo que foi pego por marcar encontro com uma
menina de 12 anos; o problema é que a menina de 12 anos jamais existiu:
era um agente do FBI que se fazia passar por criança.  A legislação
brasileira não permite esse tipo de artimanha.

Como esses alertas repassados estão ficando comuns demais, talvez seja
bom que se peça - em conjunto, via associação - o parecer de algum
jurista e aconselhamento sobre como previnir, de maneira razoavelmente
segura juridicamente, futuras dores de cabeça ligadas a esse assunto.

Abraços.

David

David de Souza
davids at vidi.com.br