[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

wwguarda at uninove.edu.br wwguarda at uninove.edu.br
Tue Aug 30 20:16:34 -03 2016

Olá,

Na verdade, nosso sistema judiciário gera este tipo de situação. O Ministério Público que outrora era um Fiscal da Lei, hoje atua quase como um 4º poder.

E preso a sua função elabora pedidos que satisfaçam situações atuais e dentro da lei.

No Senado por outro lado tramita projeto que poderá normatizar as coisas. E não atuar sobre um caso específico.

O que deve ser feito é criar uma norma sobre serviços que de modo geral possibilitem comunicação entre pessoas. As quais podem ser licitas ou ilícitas dependendo da conduta e intenção dos usuários.

Nos moldes atuais de legislação mundial ainda existem muitas lacunas.

Então é preciso que se crie um sistema que permita interceptação das mensagens ou conversas com autorização Judicial em alguns casos específicos. Logo qualquer empresa que forneça este tipo de serviços deverá para presta-los em território nacional (servidores no Brasil incluídos), possuam mecanismos que permitam tais interceptações autorizadas.

Ou seja, o que está faltando no momento é uma Lei que defina a norma para que tais aplicativos ou empresas atuem no Brasil. O resto é desinformação. Ou seja, fatos interpretados fora de um conceito claro. Divulga-se uma parte do contexto sem uma analise mais apurada.

Na verdade é preciso cobrir essa lacuna legislativa. Não podemos permitir que a mesma tecnologia que tanto nos facilita o dia a dia seja um cana seguro para meliantes praticarem crimes dos quais nós ou nossas famílias poderão ser vitimas algum dia. Não é mesmo?

Abs.