[GTER] Appliances de DNS recursivo para Rede.

Ricardo Rodrigues rcr.listas at gmail.com
Thu Aug 18 14:30:45 -03 2016

Resposta curta: você pode definir a quantidade de memória cache em função
do hit ratio mas não sei se o Unbound disponibiliza esta informação.

Resposta longa:
Tamanho de memória cache é um problema clássico de cache e se aplica não
apenas a DNS. Se o cache for muito pequeno, a informação desejada
provavelmente não estará disponível. Se for muito grande, pode-se demorar
mais tempo para se descobrir que a informação não está disponível além de
gerar maior custo computacional para gerenciar o cache.

Não sei se os colegas concordam mas ao menos três elementos são críticos no
serviço DNS:
- Correção, ou seja, se proteger de ataques de envenenamento de cache mesmo
em caso de domínios que não estejam assinados com DNSSEC.
- Disponibilidade, ou seja, o serviço não cair mesmo quando é alvo de
ataques DDoS.
- Tempo de resposta, ou seja, latência das respostas DNS. Neste quesito, o
gerenciamento inteligente do cache é parte do segredo do servidor DNS.

Capacidade de processamento é importante mas não é crítico. Precisa atender
mais consultas por segundo? Colocar mais servidores resolve o problema de
capacidade mas não resolve os três pontos críticos acima. Por isso que
capacidade de processamento é importante, mas não é crítico. E, obviamente,
colocar mais servidores é apenas uma das opções para aumentar a capacidade
de processamento.

Dito isso, uma abordagem para definir o tamanho do cache é analisar o hit
ratio, ou seja, o percentual de consultas (não necessariamente de clientes)
que são respondidas com a informação do cache sem enviar uma consulta aos
servidores autoritativos. A partir de determinado ponto, aumento da memória
cache trará benefício adicional praticamente nulo ao hit ratio. Por outro
lado, quanto maior o número de usuários e consultas DNS, maior o hit ratio.

Não trabalho em produção com BND, Unbound ou qualquer appliance que use
estes softwares para o serviço DNS, portanto não saberia dizer qual hit
ratio você conseguiria com estas soluções.

Abs,
Ricardo

Disclaimer: trabalho na Nominum.