[GTER] filtro antispam de envio smtp interno.

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Aug 18 07:31:43 -03 2016

Rejaine,

Receio que eles estejam falando de usar o serviço SPFBL invés do serviço
DNSBL fornecido pelo SPFBL.net.

Existem diversos lados negativos no uso de DNSBL como, por exemplo, que
a avaliação fica restrita ao IP.

Digamos que um IP envia uma tonelada de e-mail de diversos domínios. Se
apenas um domínio envia SPAM, então temos um problema sério em tomar
qualquer atitude possível:

 1. Se houver bloqueio do IP, o spammer sofre a punição porém os demais
    domínios não spammers também sofrem e
 2. Se não houver bloqueio do IP, para salvar os domínios não spammers,
    o spammer não sofre punição alguma.

Parece aquela história que se correr o bicho pega e se ficar o bicho
come. :-)

Ou seja, por mais que você se esforce, vai acabar cometendo equívocos na
tecnologia DNSBL. Não importa o que você faça.

Por isso a proposta do projeto SPFBL é abandonar definitivamente com o
uso das DNSBLs. Ou pelo menos usar elas de forma totalmente controlada.

O Otávio está resolvendo uns pepinos sérios lá na empresa dele e por
isso teve que parar o desenvolvimento do plugin Qmail para SPFBL.

Quando ele retomar eu te avido beleza?

Abraços,

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil