[GTER] Dúvida sobre REP - Multiplos Anéis no mesmo enlace físico

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Aug 16 09:56:05 -03 2016

Estou com uma dúvida de design na migração de SpanningTree para REP.
Minha experiência com REP é bastante limitada e também bastante feliz.

Os 5 cenários que já lideis com REP são todos "nas condições ideais de
pressão, vento, e temperatura".
Anéis Simples, todos os enlaces em fibra, o maior tem 9 Switchs...
Seguir os design Guides da cisco e "Piece-Of-Cake!".

Mas agora peguei um cenário um bocado mais complexo.
É uma Campus LAN de uma empresa onde a rede industrial é parcialmente
fundida com a rede corporativa.

Boa parte das questões mais braçais já foram contornadas.
 - Enlaces, fibras, ajustes de topologia.

Estou enroscando mesmo é nas características do REP
O ambiente possui um enlace que interliga os dois Cores da rede.
Esse enlace "pertence" a múltiplos anéis de spanning-tree atualmente.

     Dist07--Dist06--Dist05--Dist04
       /                         \
   Dist08                      Dist03
    /                              \
 Dist09      Anel Principal      Dist02
     \                             /
    Dist10                    Dist01
        \                       /
      CoreA==================CoreB
     / |  \       Anel       / | \
    /  |   \  SecundarioA   /  |  \
   /   |   Dist11------Dist13  |   \
  /    |                       |    \
 |     |          Anel         |     |
 |     |      SecundarioB      |     |
 |   Dist15------Dist16-----Dist17   |
 |                                   |
 |          Anel SecundarioC         |
  \---Dist18----Dist19----Dist20----/

De início eu imaginei que seria algo simples como:
  - Declarar multiplos segmentos REP
  - Criar uma Vlan de REP para cada segmento
  - "FEITO!"
MAAASS... Não é bem assim.
Uma porta não pode pertencer a múltiplos segmentos REP.

Até agora estou analisando duas possibilidades:

1 - Requintada e complicada
---------------------------
Criar nesse enlace CoreA-CoreB um EVC - Ehernet Virtual Circuit - para cada
segmento REP.
Pelo que entendi, isso é bastante usado no ambiente Metro. E se mostra
bastante efetiva.
Mas é uma tecnologia que eu particularmente não domino ainda, e
principalmente irei adicionar uma complexidade demasiada para o cliente.

2 - Solução SIMPLES
Criar apenas um "Ring-Segment no anel principal, e deixar os anéis
secundários como "Open-Segment".
Eu perderia em resiliência, mas seria algo mais trivial de implementar e
principalmente de manter.

Sugestões?

--
Douglas Fernando Fischer