[GTER] [OFF-TOPIC] Re: MP estuda banir whatsapp e facebook

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Aug 2 12:32:26 -03 2016

Em ter, 2 de ago de 2016 às 11:38, Leandro Carlos Rodrigues

> Exatamente. Tudo dentro da lei e com apoio popular. Resumindo, a
> democracia gerou o Terceiro Reich.

Vejo diferente. Para mim a ausência de um estado democrático de direito
forte e estabelecido, gerou o problema. E depois do problema criado, em um
*estado totalitário*, ter leis não significa mais muita coisa. E o período
cinza entre os dois é extremamente obscuro (olá Turquia!).

> Não. A perseguição aos judeus, e outras atrocidades, estava previsto em
> lei e apoiada amplamente pela sociedade. Ainda estando previsto em lei,
> isso não foi justiça.
>
> Você pode não concordar com as leis, mas não pode defender que não sejam
> Dentro do contexto do Terceiro Reich, alguém que escondia judeus estava
> fazendo justiça mesmo estando fora da lei.

Essas não foram leis concebidas em um estado democrático de direito. Foram
leis criadas no período Nazista, totalitário, pós 33. Mas acho que você já
sabe disso. ;-)

Isso só reforça o que disse no início: a essência da justiça é o
cumprimento das leis, em um estado democrático de direito.

Encerrar por aqui, pq o off-topic já foi longe, apesar de gostar da
discussão...

Abraço,
  -  Roberto