[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Fri Apr 29 11:21:27 -03 2016

marcio at sulonline.net>:

> Aí vem a pergunta, tanto
> FreeBSD quanto NetBSD rodam IPFILTER e IPNAT, porém no NetBSD o mesmo é
> nativo, vi também que o NetBSD á tem MPLS e o pessoal andou melhorando
> muito o suporte a rede dele, ou seja, sem xiitismo alguém tem algum
> comparativo neutro entre estes 2 sistemas desempenhando esta mesma
> função? Vale a pena sair do Free para o Net? Ou o crime não compensa?

Acho que aqui a coisa fica meio off-topic já, mas vale a citação do assunto.

Os switches Force10 usavam NetBSD, não sei a quantas anda isso ainda hoje.

https://www.netbsd.org/foundation/press/force10.html

Agora que é da Dell, sei lá o que aconteceu.

Quanto a migrar, eu diria pra você testar. Mas, na real, é complicado
trocar anos de experiência por algo que é incerto e não muito usado. Se
ainda assim lhe aprouver testar, veja o que lhe oferece o NPF (NetBSD
Packet Filter):

https://www.netbsd.org/~rmind/npf/
http://netbsd.gw.com/cgi-bin/man-cgi?npf+7+NetBSD-7.0

No IPFW você não consegue colocar regras no "nat xxx config" nos mesmos
moldes do natd (pelo menos a man do ipfw sugere isso)? Aliás, o natd
conseguiria fazer o CGNAT? Milhares de regras por milhares de regras,
talvez fosse interessante dar uma olhada se a in-kernel libalias não
resolve seu problema.

[]s
Raimundo Santos