[GTER] Cabo submarino do Google vai ligar São Paulo e Rio de Janeiro

Rinaldo Vaz rinaldopvaz at gmail.com
Sat Apr 16 11:06:09 -03 2016

Fernando,

Talvez a minha informação já tenha ficado obsoleta, mas dentro da "banda C"
(1531nm até1570nm) as soluções que existem no mercado suportam apenas 80x
canais de 100Gbs, com exceção da Coriant (antiga solução Nokia-Siemens hIT
7300) que alcança 96x canais de 100Gbs.

A solução da PADTEC assim como Ciena suporta apenas 80 canais na Banda C, e
para chegar aos 160 canais multiplexa um sistema totalmente paralelo na
"banda L" (1571nm até1611nm) com mais 80 canais de 100Gbs.

Essa a mistura da luz colorida de banda C + a luz colorida de banda L
requerem literalmente dois sistemas totalmente independentes que requerem
amplificadores/mux/demux específicos da banda C, amplificadores/mux/demux
específicos da banda L além de um terceiro MUX para inserir a banda C +
banda L na mesma fibra e do outro lado um terceiro DEMUX para separar as
bandas C/L antes de mandar para os respetivos MUX/DEMUX que extraem os
canais de fato.

Para tudo isso funcionar eu chuto que em cada extremidade (RJO-SPO) serão
necessários uns 60 racks um ao lado do outro para comportar todas as placas.