[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Apr 12 21:40:08 -03 2016

Grande Sergio
Como ex-provedor e como usuário, vou levantar alguns pontos sobre sua colocação. Espero que não se importe.
Um provedor precisa de um valor mensal X para cobrir seus custos fixos e ter seu lucro. A banda a mais é um plus (mais lucro) frente ao custo administrativo fixo (que é diretamente proporcional ao número de clientes). Basta notar que de 5 para 10MB por exemplo na GVT[1] a diferença é minima e de 10 para 100 proporcionalmente muito menor
Por outro lado o usuário pode ter um limite de gasto planejado, e aceita uma banda menor desde que caiba em seu orçamento. Eu por exemplo me contentaria com o plano fixo de 1MB da Telebras, aquele de R$29,80 sem telefone, se conseguisse contratá-lo (alguém sabe como? A OI é "parceira" mas é impossível descobrir como contratar com ela, só querem empurrar os famigerados combos e dizem desconhecer esse plano barato). Sim, 1MB me atende, eu moro sozinho e uso a internet para trabalho (ssh, winbox) mais do que qualquer outra coisa.
Então, na região onde eu resido há oferta de banda larga fixa da OI, da NET, da GVT (agora Vivo) e da SKY (em 2.5GHz), todas querendo R$100 ou mais por mês. No meu orçamento, R$70 é o que estou disposto a pagar e *não consigo contratar por esse preço* (novamente, por causa dos *malditos* combos)
Há dois supostos concorrentes (provedores independentes) na minha região, a BR27 e a Tely que tem planos de 10MB na faixa de preço que eu busco. Esta última eu tentei contratar em outubro/2015, pediu 3 meses e já se passaram 6, sem resposta (ontem pedi ajuda até do dono mas ainda nada - o que demonstra que já se tornou um provedor com os defeitos dos grandes, mas isso é questão para outra discussão). A BR27 nenhuma resposta deu ao contato pelo formulário no site (custa muito um sistema que diga se no CEP tal tem cobertura ou não? Facilitaria MUITO contratar).
Que opção me resta? Procurar um vizinho ou contratar uma internet "a rádio" (daquelas que alugam licença SCM, lembra disso lá nos idos da Abramulti há dez anos?). Ou 3G (argh!). Ou ficar sem.
Minha conclusão é que se há mercado (demanda), alguém vai tentar cobrir. Forçar franquia para impedir a concorrência é simplesmente ignorar que há um mercado que tem essa demanda. Que tal bolar um plano para atendê-lo diretamente?
[]s!3runo
[1] http://www.gvt.com.br/PortalGVT/Area-Aberta/Banda-Larga-Avulsa