[GTER] Redundância Router

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Apr 12 09:20:39 -03 2016

VRRP só vai ser indicado para o caso aonde o teu router for gateway de host
end-points...

Se todo mundo que fala com teu router forem outros routers, o melhor é
fazer essa redundância através de protocolo de roteamento(OSPF ou iBGP).

Mas sinceramente, em quase todos os cenários aonde me pediram redundância
dos ditos "cores", o problema sempre foi camada física.
(Aquele link que só chega em abordagem simples, e não tem como comutar para
outro lado).

Nesse caso, eu sempre recomendo uma caixa SOMENTE L2 na frente.
E com um RIGOR EXTREMO nesse somente, preferencialmente sem protocolos de
redundância L2...
E atualizações nele SOMENTE SE EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.

Em 11 de abril de 2016 16:40, Ricardo Pereira via gter <gter at eng.registro.br
> escreveu:

> Boa tarde pessoal!
> Necessito prover redundância de um Roteador (Uma CCR 1036). Este Router
> faz parte do Core da Rede, e devido a falhas que já ocorreram
> (travamentos), gostaria de prover redundância deste Router em caso de
> falhas.
> Li sobre o VRRP, mas não sei se seria a melhor opção para o meu cenário.
>
> Gostaria de sugestões para o cenário abaixo, para que eu possa analisar  e
> estudar qual seria a melhor opção.
> Desde já, grato pelas sugestões.
>
> Diagrama

Douglas Fernando Fischer