[GTER] Servidores Supermicro

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Mon Apr 4 12:41:09 -03 2016

eu particularmente prefiro Supermicro a qualquer outra marca de servidores,
em especial DELL e IBM. Supermicro em linhas gerais são sempre chipset
Intel, incluindo redes, enquanto Dell são Broadcom ou random. São
rarissimos os modelos SM com 2 cabeças que não sejam Dual North Bridge. Ja
DELL são raríssimos os com dual north bridge. IBM idem, HP tem melhor
oferta.

a relação comercial que nem sempre é favorável, supermicro consegue preços
incríveis as vezes em alguns distribuidores mas quase sempre a DELL por ter
força de venda própria, consegue preços melhores. Ai não vira mais técnica,
vira preço. Mas "elas por elas" ou pouca diferença financeira, recomendo SM
sobre DELL, IBM e HP. Em projetos que preciso realmente rodar servidores
tenho também testado servidores Cisco e Sun. A cisco está muito agressiva
com seus UCS fabricados no Brasil com promo codes e descontos relevantes,
tentando ganhar um mercado onde raramente a Cisco é lembrada (Servidores)
especialmente no Brasil. Se tiver um bom fornecedor Cisco sugiro pedir um
orçamento e ver se conseguem ser agressivos.

eu pessoalmente nunca passei por uma "época" em que SM não fosse excelente.
Pra mim a SM é de longe, o melhor vendor Intel-based do mercado de
servidores propósito geral, ao lado da iXSystems que não existe no Brasil.
Melhores placas-mãe, melhores projetos de redundancia de fontes, fluxo de
refrigeração, ótimos chassis, redes intel onboard com chipset server sem
compartilhamento. Dêem um lspci (Linux) ou pciconf num Supermicro e
comparem com um DELL pra sentir a diferença de arquitetura, isolamento de
barramento e compartilhamento de recursos, além claro de modelo de
chipsets. Só existe um motivo pelo qual eu compraria um DELL/IBM/HP ao
invés de SM: muita diferença de preço. Muita. pois como mencionei se for
similar ou um pouco mais barato, prefiro a qualidade de um server sm do que
a roleta de um dell