[GTER] Servidores Supermicro

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Apr 1 20:08:21 -03 2016

Boa noite Douglas.
Como diria Jack, vamos por partes:

Quando resolvi utilizar servidores Supermicro como alternativa a tríade
cara porém excelente HP-IBM-Dell, foi um projeto muito interessante de
desenvolver pois pude fazer uma comparação minuciosa de cada detalhe,
visitar o distribuidor deles na Europa e ver Cases, anotar os prós e
contras, fazer testes, verificar compatibilidade de drivers e a conclusão é
que Supermicro, ao contrário da cara feia que muita gente pode fazer, não
deixava nada a desejar aos grandes.

Óbvio que tem seus pontos negativos que abordarei abaixo, mas posso dizer
que eles se balanceiam tranquilamente com os pontos positivos.

Não é atoa nem por acaso que a Supermicro é a marca mais utilizada no mundo
para Whitelabel. É só perceber que muitas apliances de storage, firewall,
network security, etc são feitas baseadas em hardware Supermicro.

Chassis Supermicro tem uma versatilidade boa de opções de hardware para se
montar uma solução e você não precisa ficar preso a ter que utilizar todos
os assessórios e periféricos por menor que seja como nas marcas da tríade.
Em questão de performance não perde em nada para uma solução padrão montada
com hardware daquelas outras marcas famosas.

Portanto o uso se justifica em um série de situações sem abrir mão da
confiabilidade.
Só um exemplo: para construir um cluster de VMware que já possui toda
redundância em software não é imperativo que você necessariamente encha de
hardware HP-IBM-Dell que são sim extremamente confiáveis a troco de gastar
um monte a mais no CAPEX sem tanto retorno.

A diferença chegava a mais de 30% fácil para a mesmíssima especificação.

- Agora vamos aos pontos negativos.

Um dos pontos negativos que percebi do Supermicro é o suporte à
substituição de peças. Com HP era céu de brigadeiro e não tinha enrolação.
Você ligava, falava qual era a peça que tinha falhado, o número de série e
eles não te faziam mais perguntas. Enviavam no dia seguinte uma nova com
correio já pago pra você mandar de volta a peça que falhou.
Com Supermicro não é assim e a demora pode ser enorme. Porém isso é muito
fácil de resolver:

O valor que você gastaria a mais comprando hardware HP-IBM-Dell que inclui
esse suporte você pode comprar absolutamente todas as spare parts
Supermicro que você precisa para sua plataforma toda e manter no Datacenter
proporcionando assim uma troca mais rápida, podendo posteriormente enviar
de volta para eles para troca na garantia. E ainda sobre dinheiro.

Também tive alguns episódios de falhas, mas foram pontuais e facilmente
resolvidas com as spare parts que tínhamos no Datacenter.

Outra coisa, a versatilidade do Supermicro e quantidade de opções pode ser
tanto um ponto positivo quanto negativo no sentido de que pode chegar a
confundir. Mas sinceramente eu vejo mais como um ponto positivo.

- Supermicro no Brasil

Quando retornei ai Brasil comecei a achar estranho que não se utilizava
tanto Supermicro por aqui, principalmente por ser um país em
desenvolvimento e que constantemente precisa tirar leite de pedra pra
manter os negócios funcionando, então ficava pensando por que as empresas
preferiam continuar com um CAPEX alto de servidores em detrimento a se
utilizar equipamentos tão confiáveis quanto. Mais ou menso como se faz com
Mikrotik e Ubiquiti ao invés de se enterrar 20 mil dólares em um
Cisco/Juniper.

Um dia contatei um vendedor em São Paulo para cotar equipamento e assim
como você achei um desaforo financeiro o que recebi. Passei a entender
melhor porque não se utilizava tanto Supermicro por aqui.

Impostos altos ? Não sei. Vendedor pagando caro lá fora ? Talvez. Vendedor
com margem muito alta ? É possível. Vendedor que não se deu ao cuidado de
comparar os preços dele com os dos principais concorrentes ? Provável.

Na verdade conversando com diversas pessoas passei a entender porque Dell é
mais popular no Brasil. Não vou entrar no mérito, mas existe uma razão
bastante lógica pra isso. Não é minha marca de servidor preferida mas não
deixa de ser uma ótima marca.

A minha impressão pessoal com relação a Supermicro no Brasil é que pode até
valer a pena (do ponto de vista financeiro) desde que você importe
diretamente. Mas eu posso estar errado nesse meu ponto de vista e espero
que esteja mesmo e que quem sabe Supermicro se torne mais popular por aqui.

Espero que meu relato te ajude.
Abraços

Fernando Frediani