[GTER] Fim do IPv4

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Sat Sep 26 11:56:41 -03 2015

Carlos, vou tentar resumir.

A longo prazo vai tudo pra IPv6, interno, externo, sem NAT, e o IPv4
entra em desuso.

A curto prazo tudo que está na Internet vai pra IPv6, mas sem desligar
IPv4, em paralelo... Os serviços, principalmente, tem que ter IPv4 +
IPv6 nos próximos anos... Até que dê tempo de todos os usuários terem
também IPv6. Os usuários novos, por enquanto, vão utilizando IPv6 mais
IPv4 compartilhado com CGNAT, até que dê tempo de tudo na Internet ter IPv6.

Nas redes corporativas a ideia é a mesma, mas internamente não há tanta
urgência de colocar IPv6 quanto externamente. Por exemplo, é urgente a
empresa colocar IPv6 no webserver, porque usuários externos vão
acessá-lo e podem ter só IPv6, ou uma conexão v6 melhor do que a v4,
porque o v4 usa CGNAT. A impressora, por outro lado, ou o banco de dados
que serve o ERP da empresa, não têm urgência de ter IPv6, são usados só
internamente, mas provavelmente em alguns anos será natural convergirem
também para IPv6, será mais fácil ter um protocolo só.

Sugiro o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MqthiSZWPy0

[]s
Moreiras.