[GTER] Algum upstream brasileiro impede tráfego assimétrico (ex.: uRPF)?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 25 14:47:11 -03 2015

> Então Rubens,
>

> O problema é que todo o espaço IPv4 está alocado, exceto talvez na região
> >
> ​Eu já havia lido sobre isso.
>
> E vi um cabra "resolvendo" isso com VRFs separadas entre Dowstreamers e
> Up​streamers.
> Não me lembro dos detalhes, mas ele só cuidava para que a rede dele não
> fosse origem de Spoofing.

O que um objetivo diferente... ainda sim, filtros acabam sendo uma solução
mais simples para o problema de não emitir DDoS.
Mesmo que seja um provedor de trânsito, possivelmente com geração
automática de filtros.

> de
> >

> ​Entendo perfeitamente!
> Mas e quanto custa($$$) um Anti-DDoS?
> Se gastando um pouco a mais para as caixas serem mais gordinhas e "a casa
> ficar limpa", talvez não se precise gastar com ​
>
> ​Arbor e similares...

O Anti-DDoS em geral atua sobre o DDoS recebido, então são alíneas de custo
diferentes.

> ​Eu sei! Não tão profundamente quanto deveria/gostaria, mas entendo o
> conceito.
> O "lance" é que temos que começar por algum lugar.

Não é bem assim; se a quase totalidade de problemas que já vimos entre
redes brasileiras precisaria de "path-protection", começar pelo
origin-protection parece ter uma relação custo-retorno bem ruim.

> ​E aí? Porque não começar pelo PTT.BR(IX)?
> Transformemos publicação de IRR e cadastramento de regra de EPP requisitos
> para participar dos PTTs. E em pouco tempo estaremos a mais de 50% do
> caminho...

Exceto quando há mecanismos de influência negativa na linha de "Commons
Dilemma", em geral operar por adesão é melhor do que por coerção, que deve
ser reservada para condições significativamente ruins para a comunidade.

Rubens