[GTER] NET-Virtua Bloqueando Consulta DNS não-NET

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Sep 22 14:20:14 -03 2015

> Aproveitando a resposta do nosso querido consultor jurídico para assuntos
> internetescos...
>
> Por mais que seja de boa fé, essa interceptação é correta?
>
> Sinceramente, tenho a quase-certeza de que não.

Ainda não sabemos, pois isso não está regulamentado... mas o Marco Civil
especifica sim motivos de segurança como razão válida para uma violação de
neutralidade de rede. E me parece bom que seja assim, pois é benéfico para
a comunidade que os operadores possam responder a problemas de segurança...
por exemplo, se um ataque DDoS ganhar proteção de neutralidade de rede, ele
vai ser entregue (dentro do que couber no link do usuário) integralmente
mesmo que o cliente manifeste óbvia preferência por a operadora não
encaminhar o ataque.

Rubens