[GTER] Criptografia de Roteadores Domésticos

Marcos Scheinpflug marcos at dovale.inf.br
Wed Sep 16 12:52:25 -03 2015

+1

-----Mensagem Original-----
De: "Silvio Licht Ahmad" <silviola at gmail.com>
Enviada em: ‎16/‎09/‎2015 12:51
Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
Assunto: [GTER] Criptografia de Roteadores Domésticos

Olá Pessoal.

De uns meses pra cá, por ser a mais segura, tenho configurado em todos os
roteadores domésticos dos meus clientes o tipo de criptografia
WPA2(somente)/AES(somente)-PSK.

Porém notei que alguns dispositivos, em geral Smartphones e Tablets Android
mais simples estão apresentando uma experiencia de acesso não muito boa, e
a impressão que tenho é que isso está ligado a criptografia.

Eu trabalho basicamente com 2 modelos de Roteador, o TP Link 740N e o
D-Link 524 . Este último me parece ainda mais problemático.

Pergunto: é coisa da minha cabeça ou utilizar WPA2/AES-PSK não "casa" muito
com dispositivos "simplex" ( AP e Cli ) ?

Sendo isso, qual a combinação criptográfica os colegas recomendam ?

WPA2(somente)/TKIP(somente)
WPA(somente)/AES(somente)
WPA(somente)/TKIP(somente)
WPA2(somente)/AUTO