[GTER] Modelo de nobreak modular para data center e informações sobre boas práticas de data center

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Sep 14 13:16:05 -03 2015

Em 11-09-2015 10:28, Braian Jacomelli escreveu:
> Considerando algumas coisas que li, gostaria de saber se os senhores
> recomendam alguma marca de nobreak modular que possa chegar a uns
> 60kva e que possua monitoramento via rede. Além disso, tenho uma
> dúvida sobre os nobreaks modulares: quando um módulo falhar, os outros
> módulos irão continuar a suprir a energia necessária para o data center?
Consulte a APC (Electric Schneider), eles podem te auxiliar no
projeto/dimensionamento. Devem ter outros fornecedores bons mas não conheço.

> Outra coisa que li é que não se deve deixar o sistema de energia
> elétrica no mesmo ambiente que o data center pois a temperatura de
> trabalho das baterias é maior que a temperatura que o ambiente
> normalmente é mantido. No caso de haver uma sala com cerca de 6 x 5
> metros, como recomendam fazer a divisão do espaço para o sistema de
> energia? Que tipos de materiais utilizar nessa divisão?
Esta é sua sala de servidores? Pequena, igual à que vou implementar em
nossa nova sede. O ideal é deixar nela somente racks, servidores,
switches, etc. Obviamente um gerador não deve ficar junto e de
preferência o nobreak também não, exceto se ele for de rack, o que não
parece ser o caso.

> Que tipo de sistema de refrigeração os senhores recomendam,
> considerando custo-benefício e a aplicação do conceito de corredor
> quente e corredor frio.
Ar condicionado de precisão é caro, eu vou partir pra dois (redundância)
aparelhos de conforto daquele modelo que puxa o ar quente por baixo e
libera ar frio por cima (tem um nome mas não lembro agora). Pretendo
colocar atrás de meus racks e jogando o ar frio por cima dos racks pra
entrar pela frente, com algum isolamento entre frente e trás do rack.
Mas eu só terei 3 racks.

> Além disso, para a aplicação de corredor quente e frio, é possível
> utilizar racks que não sejam fechados, apenas isolando todas as
> aberturas com o uso de frentes falsas?
Não tenho experiência, mas se fizer os fechamentos de forma correta deve
funcionar.

> Sobre o sistema de prevenção de incêndios, o que pode ser usado
> considerando uma boa relação custo benefício?
FM-200 se quiser automação, senão, para sala pequena, segundo um
fornecedor que consultei:
"Pela metragem não precisa de projeto, e apenas 2 extintores são
suficientes, 1 pó químico e outro água."

> Qual documento confiável posso ler para usar como base no
> desenvolvimento deste projeto?
TIA-942 é boa referência, comece por ela.

--
*Marcio Merlone*