[GTER] Redes wireless para provimento completamente inviáveis!

Marcelo B. maxthetor at gmail.com
Sat Sep 12 19:48:08 -03 2015

Em 11 de setembro de 2015 22:21, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
escreveu:

> Qual o custo por assinante em gepon? R$576 pra cima? Em HFC dá bem menos
> da metade
>
> Nao. 350,00 pra baixo.

> Pra rodar iptv na fibra precisa de setopbox de U$100. Em hfc pode jogar
> analógico e só investir em setopbox de U$30 pros assinantes premium quando
> tiver escala
>
> IPTV e sinomimo de multidispositivo e multiplataforma, investir em
setopbox e dinheiro perdido. Mas isso e minha opniao

> Quantas instalações por dia faz uma equipe em gepon? 2? Em HFC passa fácil
> de 8. O profissional hfc tb sai mais barato por ser menos qualificado
>
> 6, 8, porque nao 10, isso nao tem a ver com a tecnologia e sim com
treinamento e organizacao, os desafios sao os mesmos.

Qual o custo em material para a equipe gepon trabalhar? Alem do martelete
> uma máquina de fusão de R$25 a 60 mil. Uma equipe hfc precisa de um
> crimpador de cabos e um martelete *apenas*
>
> Kit de conector mecanico, R$ 200,00 , Clivador 1500,00.

> A NET compra sua operação de ftth? Não, mas a de hfc ela pode futuramente
> comprar

Quem monta rede pra vender pra NET?

Ao meu ver ftth virou "moda" mas não estão fazendo uma análise custo x
> benefício SERIA a respeito, indo pra ponta do lápis e calculando quando a
> rede se paga. Prática aliás que vem desde os rádios (orinoco, rtl8181,
> rtl8186, nano, rbs, nv2 , airmax etc que vão sendo substituídos e depois
> não servem pra nada)

Esse problema e o mesmo de sempre, muitos vao por modinha, mas muitos sabem
o que estao fazendo
e tem suas planilhas afinadas e atualizadas.