[GTER] Expressão Regular - Juniper

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Sep 11 08:41:04 -03 2015

Semi-fork na thread
​Uma dúvida sobre Juniper e a performance dele com relação as expressões
regulares.

Com Cisco, existe uma orientação de minimizar o números de entradas na
Access-List colocando o máximo possível numa mesma entrada usando expressão
regular.
Mas na realidade eu nuca vi isso escrito nas documentações da Cisco...

Contrapondo essa orientação
Há uns tempos atrás eu tava procurando uma expressão regular que numa
tacada só filtra-se todos os ASNs inválidos.
Acabei não encontrando, mas achei um artigo de um cara que testou o tempo
de convergêngia de um full Routing em duas situações.
 a - Usando uma expressão regular bem complexa numa linha só, com muitos
ORs.
 b - Usando três entradas na AccessList com expressões regulares
razoavelmente simples.

O teste era com o 2821, e o tempo de convergência foi quase o mesmo.
Mas ele fez uma coleta realtime da CPU, e deu para ver que no teste "A" a
CPU ficou lacrada todo o tempo, e no teste "B" a CPU tinha folguinhas de
93-95%...

A lógica que ele encontrou foi com relação ao pipeling de processos.
Não me convenceu muito. Acho que tem mais a ver com o Top-Down e alguns
prefixos já pararem nas primeiras linhas.

P.S.: Eu tinha quase certeza de esse bendito artigo estar no support forum,
mas gastei uns 20 minutos procurando e não achei.

Depois de contada a historinha, como o Juniper funciona com relação a isso?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação