[GTER] Compatibilidade de polimento de fibra optica e compatibilidade entre SFP/XFP x Routers

MrGuga mrguga at gmail.com
Thu Sep 10 22:19:52 -03 2015

Respondendo às perguntas originais:

Ambos PC e UPC são polimentos retos, o que difere é só a qualidade do
polimento. Duvido que isso irá causar qualquer tipo de queima ou perda,
ainda mais se tratando de níveis de potências baixos de SFP e XFP. Na pior
das hipóteses faria diferença se o seu cordão ou fibra fossem muito
compridos e o nível de recepção estivesse no limiar a ponto de alguns
décimos de dB fazer a diferença na qualidade do sinal. O que não pode de
jeito nenhum é conectar polimento reto com angular (APC), pois além da
atenuação e reflexão (perdas) também pode danificar permanentemente a ponta
do conector.

Quanto a compatibilidade SFP+ e XFP, o slot em si é fisicamente
incompatível (o tamanho é bem diferente). Mas o lado óptico é o mesmo
10GBASE-SR (ou LR/ER/ZR), totalmente compatível.
Cuidado pra não confundir SFP+ (10Gbps) com SFP (1Gbps).

Att.
Luis Gustavo