[GTER] Oi entregando DNS "banker"

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 4 14:48:51 -03 2015

:

> Rubens,
>
> No caso que comentei anteriormente acredito que o problema foi um pouco
> maior, pois o cliente discava o PPPoE no pfSense (o router estava em modo
> bridge). Eu acredito que o DNS da Oi nesse dia em específico havia sido
> comprometido.

É que há dois tipos de comprometimento diferente acontecendo em operadoras.
No caso da Oi, o mais comum é o cliente ao invés de receber os IPs dos DNS
da Oi, recebe um conjunto de DNS com um DNS autoritativo do fraudador e um
ou mais DNS recursivos funcionais (ex: 8.8.8.8). Com isso mesmo um roteador
que esteja sob controle do usuário acaba levando a uma fraude.

A outra é quando o próprio DNS recursivo da operadora é comprometido, então
apesar de receber os IPs de sempre, no caso de domínios específicos ele
responde (inclusive de forma autoritativa) sobre domínios que foram
configurados pelos fraudadores.

Rubens