[GTER] Sistema de detecção de ataques de DDOS

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Wed Oct 7 11:24:38 -03 2015

Bom dia,

Ultimamente tenho percebido que os ataques de DDoS estão cada vez mais
frequentes, tanto contra a nossa rede, quanto a partir de clientes da
nossa rede. Vejo também vários colegas na lista reportando esse tipo de
problema. Tenho pensado numa forma de pelo menos, evitar que esse tipo
de ataque se origine na nossa rede. Creio não ser algo tão complexo
devido ao fato de a maioria dos ataques mais agressivos utilizarem
pacotes UDP em altas taxas de transmissão. Pensei em desenvolver um
coletor sFlow que receba amostras de pontos estratégicos da rede e que
fique monitore qualquer fluxo anormal e emita algum tipo de alarme.
Alguém aqui na lista possui algum mecanismo parecido rodando?

--
Atenciosamente,

Antonio Modesto.